Vereador Bertinho Scandiuzzi reabre CEE da Mata de Santa Tereza

Reserva ecológica foi devastada em 2013 por incêndio; intenção é cobrar ações efetivas do governo do Estado, sem resposta até hoje
Vereador Bertinho Scandiuzzi reabre CEE da Mata de Santa Tereza

Foto: Allan S. Ribeiro

A primeira reunião da CEE da Mata de Santa Tereza, que acontecerá no dia 14 de setembro, às14h30 na Câmara Municipal, irá ouvir a diretora do Núcleo Metropolitano do Interior, Lúcia Manzatti, o gerente do Interior Centro Norte, Carlos Beduschi e Alessandra Pinezi, gerente da Estação Ecológica de Ribeirão Preto, órgãos subordinados à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Fazem parte da CEE os vereadores Bertinho Scandiuzzi (PSDB), presidente da Comissão, João Batista (PP), Marcos Papa (REDE), Marinho Sampaio (PMDB) e Paulinho Pereira (PPS).

O vereador Bertinho Scandiuzzi, reabriu a Comissão Especial de Estudo criada em 2014 para acompanhar o projeto de recuperação da Mata de Santa Tereza, pelo governo do Estado de São Paulo, após um incêndio ter devastado a mata. Por motivo da morosidade em providências pelo governo do Estado após o desastre ambiental, e o projeto de recuperação não ter sido definido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a CEE não conseguiu concluir seus trabalhos. Assim sendo, a CEE foi arquivada no final da legislatura passada, obedecendo o Regimento Interno da Câmara, que em determina o arquivamento de todas Comissões temporárias ao final cada legislatura.

“Fomos informados à época, depois de diversas reuniões com representantes da secretaria do meio ambiente, apenas sobre um suposto termo de referência sobre os estragos ocorridos pelo incêndio, quais seriam as espécies perdidas e quais deveriam ser replantadas e planos para evitar novos incêndios que nunca foram apresentados e não a execução das ações, como se pretende agora”, esclareceu o vereador, que disse ainda ser um desrespeito à CEE, uma instituição legítima não haver uma satisfação.